quinta-feira, 5 de abril de 2007

BONS VIZINHOS

Retomando a velha política da boa vizinhança, o presidente Lula retribuiu a visita do norte-americano George W. Bush.
O brasileiro foi recebido em Camp David, a residência de montanha do presidente dos Estados Unidos em Maryland. A escolha não foi à toa. Favorecidas pelo clima e a bela vista, as audiências em Camp David costumam ser mais longas e informais.
Durante praticamente todo o encontro, os presidente brindaram a base de álcool. Mas não a bebida! O que Lula fez questão de deixar bem claro durante a visita, depois da má fama que pode ter adquirido por causa da reportagem publicada pelo jornal norte-americano New York Times sobre seu grande apreço pela bebida.
Lula foi para os Estados Unidos com o objetivo de promover outro derivado da cana de açúcar, o etanol (álcool combustível) brasileiro.
A primeira reunião entre os dois presidentes girou em torno da expansão do mercado de biocombustíveis no mundo e da estabilidade política na América Latina.
Depois de uma entrevista coletiva, os presidentes voltaram a se encontrar para tratar de um assunto mais delicado, sem muitos brindes, o comércio entre países ricos e países em desenvolvimento, principalmente em relação à política de barreiras comercias e subsídios que os países ricos mantêm em relação aos demais.

A grande expectativa que os ambientalistas mantêm é que o uso do álcool não afete as plantações alimentícias, o meio ambiente e não comprometam, ainda mais, a vida dos trabalhadores das plantações de cana-de-açúcar brasileiras.

Nenhum comentário: