domingo, 13 de maio de 2007

Colocando a casa em ordem

Depois da chamada do presidente Lula, a ministra Marina Silva anunciou uma série de mudanças no Ministério do Meio Ambiente, chamadas de reestruturação. Marina Silva reconheceu que algumas mudanças precisam ser feitas, mas declarou que em nome do crescimento econômico não é possível transigir na defesa do meio ambiente.
A primeira grande mudança começa com o Ibama, a pedra no sapato de Lula e companhia. Marina Silva convidou o atual diretor da Polícia Federal (PF), Paulo Lacerda para presidir o Ibama. Sob o comando de Paulo Lacerda, a PF iniciou a maior operação de combate ao desmatamento na Floresta Amazônica, a Operação Curupira, também foram criadas 27 delegacias especializadas em meio ambiente, dentre outras ações. Isto acabou aproximando Marina de Lacerda.

As demais mudanças são:
  • Criação da secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Ambiental, que terá dentre seus objetivos, evitar que a corrida pelo lucro com o etanol provoque degradação ambiental;
  • Criação do Instituto Brasileiro de Biodiversidade, que vai centralizar a administração das 288 unidades de conservação ambiental (parques, mangues, etc.);
  • Extinção de três secretarias e criação de mais três: de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Criação da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Criação da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.

Nenhum comentário: