domingo, 13 de maio de 2007

E agora Marina?

Uma semana depois ganhar um prêmio da ONU, a ministra do Meio Ambiente recebeu um ultimato do presidente Lula. Em conversa com Marina Silva, o presidente exigiu que o órgão regulador, Ibama, seja mais flexível com os projetos governamentais. “Que passe da fase do não pode para a fase do como pode”, determinou Lula.
As declarações de Lula são referentes à demora do Ibama em conceder licenças ambientais para construções de hidrelétricas. Isso porque o órgão deu parecer desfavorável a implantação das usinas de Santo Antonio e Jirau, ambas no Rio Madeira em Rondônia, adiando por tempo indeterminado a liberação da concessão para a obra, que está orçada em R$ 20 bilhões. O Ministério de Minas e Energia enviou ao Ibama e à Casa Civil cinco relatórios produzidos por especialistas brasileiros e estrangeiros que são favoráveis ao empreendimento.
De acordo com o governo, o setor energético é de vital importância para o andamento do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC - e um possível colapso elétrico traria sérios entraves à economia.
Em resposta a posição do Ibama, Lula decidiu retomar o programa nuclear brasileiro, começando com a construção da Angra 3 no Rio de Janeiro e de mais cinco usinas.
Numa reunião com o presidente e os ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau e da Casa Civil, Dilma Rousseff, a ministra de Meio Ambiente, sugeriu que o governo abandonasse a produção de energia hidrelétrica e apóia-se no uso de energias alternativas, como a eólica e a solar.
As pressões sobre Marina por causa da posição do Ibama é de longa data. O presidente Lula vem fazendo críticas sucessivas ao órgão a mais de um ano, e a atual ministra da Casa Civil, que antes ocupava a pasta de Minas e Energia Dilma Rousseff, tem tido desentendimentos constantes com Marina Silva.


Entenda como funcionam as principais fontes de energia
Usinas termelétricas tradicionais
A energia é produzida a partir da queima de combustíveis fósseis, carvão ou petróleo, que vaporizam uma certa quantidade de água. O vapor produzido aciona uma turbina ligada a um gerador de eletricidade. A queima de combustíveis fósseis produz CO2, um dos gases produtores do efeito estufa, que está provocando o aquecimento global.


Usinas termonucleares
A energia é proveniente da ação nuclear que acontece dentro de reatores produzindo calor para a transformação da água em vapor. Os resíduos provenientes desta forma de energia ainda não tem utilidade e são radioativos.

Usinas hidrelétricas
A energia é produzida através do aproveitamento das águas dos rios. A força hidráulica movimenta uma turbina, que aciona o gerador responsável pela transformação de energia hidráulica em energia elétrica. Estas usinas produzem uma energia limpa, porém sua construção pode gerar impactos ambientais e sociais profundos resultantes do alagamento de vastas áreas e da necessidade de remoção das pessoas que vivem nelas.

Fontes de energia Renováveis
São fontes de energia produzidas através de recursos encontrados em abundancia, que não acabam e que não poluem o meio ambiente. A energia solar, proveniente do Sol e a Eólica, proveniente do vento são os maiores exemplos deste tipo de energia. Mas por questões econômicas e por serem relativamente novas essas fontes de energia não são muito utilizadas.



Vídeo que mostra as principais fontes de energias do Brasil

Nenhum comentário: