domingo, 20 de maio de 2007

Os portugueses fazem escola

Portugal deu uma lição para o Brasil e para toda o mundo ao construir a maior usina movida à energia solar do planeta. Além de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, outro objetivo é baixar a importação de energia e, consequentemente, diminuir a dependência de outros países.
A usina lusitana foi construída nos arredores da cidade de Serpa, em Alentejo, no Sul de Portugal. Ela cobre uma área em torno de 60 hectares e deverá produzir 23 gigawatts de eletricidade por ano (energia suficiente para abastecer 8 mil casas). Assim o país vai deixar de emitir cerca de 16 mil toneladas de dióxido de carbono - CO2 (um dos maiores causadores do efeito estufa).
Nos próximos cinco anos os portugueses planejam investir US$ 10 bilhões em energia renovável. O ministro da economia do país, Manuel Pinho, explicou em uma entrevista à agencia de notícias Reuters, como o país pretende investir o dinheiro: “temos o objetivo de produzir 45% de eletricidade de fontes renováveis. Destes, 15% virão de biomassa e de energia solar. É uma das metas mais ambiciosas, não só dá Europa, mas no mundo”.

Enquanto isso no Brasil...
Ao mesmo tempo em que Portugal investe nas fontes de energia renováveis e não poluentes, no Brasil, o presidente Lula ainda luta com a falta de entrosamento dentro de seu próprio governo. Para tentar implantar as medidas de aceleração do processo de construção de hidrelétricas (fonte de energia limpa, mas cuja construção provoca impactos ambientais profundos), tem que tentar apagar os “incêndios” provocados pelas divergências entre suas duas ministras: a do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. A responsável pela “pasta verde” é acusada de impedir o desenvolvimento econômico, por causa da demora do Ibama (órgão que regula as questões ambientais) em aprovar as obras. Já Dilma teme uma nova crise energética. Algumas mudanças já foram feitas no ministério do Meio Ambiente e no Ibama. Mas nem todos estão satisfeitos com elas. Funcionários do órgão em todo o país estão se mobilizando com protestos e uma paralisação geral contra as novas mudanças. Eles têm medo de ser prejudicados com o novo formato do Ibama.


Pequeno vídeo que mostra o funcionamento dos painéis solares em Portugal

Um comentário:

Anônimo disse...

-BLITZ/9BPM
-ESTRADA DO PORTELA/MADUREIRA
-INÍCIO:21H TÉRMINO:23H
-ESTÃO FISCALIZANDO DOCUMENTOS
-O GOVERNO ESTA BUSCANDO RECURSOS
-10POLICIAIS
-10CARROS/6MOTOS APREENDIDAS
-16MOTORISTAS AUTUADOS


TEVE INÍCIO AGORA HA POUCO UMA OPERAÇÃO DA POLICIA MILITAR PARA APREENÇÃO DE VEÍCULOS IRREGULARES. A BLITZ ACONTECE NA ESTRADA DO PORTELA, EM MADUREIRA, E AUTUOU ATÉ O MOMENTO 16 MOTORISTAS. O GOVERNO ESTÁ BUSCANDO RECURSOS PARA O PAGAMENTO DE DÍVIDAS. A EQUIPE CONTA COM 10 PMS QUE FISCALIZARÃO OS DOCUMENTOS DOS CARROS E MOTOS ATÉ ÁS 11 DA NOITE.


COMEÇOU AGORA POUCO A HORA EXTRA DA PM, NUMA BLITZ EM MADUREIRA. NEGUINHO COM DOCUMENTO ESCULACHADO VAI SE FUFU NA MÃO DOS CANAS. NA TERRA DA PORTELA E DO IMPÉRIO SERRANO, SÓ SAMBA QUEM NÃO TIVER COM OS DOCUMENTOS OU DINHEIRO A MÃO. A OPERAÇÃO SEM BISTURI CONTA COM 10 AGENTES QUE JÁ CATARAM 16 INFELIZES QUE SAÍRAM DE CASA SEM CONSULTAR NOSSO SITE ANTES.