sexta-feira, 16 de março de 2007

Criado Fórum Internacional de Biocombustíveis na ONU

Especialistas, e neste caso leigos também, se reúnem para decidir o futuro de um paciente muito doente. O enfermo é a Terra e a doença é a degradação do meio ambiente. Neste início de 2007 o mundo está discutindo as questões ambientais. E neste clima foi anunciada no dia 02 de março a criação do Fórum Internacional de Biocombustíveis, na sede da Organização Mundial das Nações Unidas em Nova York. Brasil, Estados Unidos, China, Comissão Européia, Índia e África do Sul criaram o fórum para estruturar um mercado internacional de biocombustíveis transformando o etanol em uma commodity com preços estabelecidos globalmente assim como ocorre com o petróleo.
O fórum tem duração prevista de 1 ano e será composto por grupos de trabalho trimestrais (Gts) em que os países e também o setor privado farão trocas de conhecimento e tecnologias. O objetivo dos GTs é encontrar formas de produzir etanol sem destruir o meio ambiente e afetar a produção de alimentos.
O evento ainda ajudará na organização de uma Conferencia Internacional de Biocombustíveis que deverá ocorrer no Brasil em 2008. Resta saber se esta iniciativa é um esforço político para melhorar a qualidade de vida no mundo ou se tem apenas interesses econômicos.

Etanol

O que é o etanol?

O etanol (álcool etílico C2H5OH) é uma substância obtida da fermentação de açucares muito utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas e na indústria de perfumaria. Pode também ser utilizado como combustível de motores de explosão, que é obtido de maneira renovável. Pode-se obter o etanol como combustível a partir da cana-de-açúcar, do milho, da mamona, da soja, etc.
O Brasil possui grande experiência com o uso do etanol. De acordo com a Wikipédia, o país utiliza a mais de três décadas, a cana-de-açúcar (que dá origem ao álcool) como combustível opcional ‘a gasolina (derivada do petróleo).

Um comentário:

Unknown disse...

Nós necessitamos de atitudes como essas, mais que funcionem... Estamos cansados de ver soluções temporárias e paliativas.... VAMOS TER ESPERANÇAS DE QUE ESTE SEJA UM TRABALHO REALIZADO COM SERIEDADE, SEM INTERSSE PRÓPRIO MAIS PARA O BEM COMUM..... Tomara que os investimento sejam realment evoltados para essa área...